Clima e Floresta

Home » Edição 10 - 01/02/2009

  • Entrevista

    Laura Valente: Governo local tem papel importante na diminuição de emissões
    Maura Campanili

    Associação internacional de governos locais voltada para questões ambientais, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade conta mais de 1.000 membros em todo o mundo. “Nossa missão é fazer com que ações cumulativas no nível local influenciem o global”, explica Laura Valente, diretora-regional para América Latina e Caribe. Nesta entrevista, Laura fala sobre o papel dos governos locais e como podem colaborar para o enfrentamento do aquecimento global.

    Leia mais
 

Destaques

  • Poznan: compromisso para acordo em Copenhague
    Flávia Gabriela Oyo França, engenheira ambiental, Paula Moreira, advogada, e Osvaldo Stella, coordenador de pesquisa - Programa de Mudança Climáticas do IPAM

    Realizada em dezembro de 2008, a Conferência de Poznan (COP 14) apresentou poucos resultados substantivos e concretos, mas esses foram suficientes para afirmar o compromisso de todas as Partes em chegar a um acordo na próxima COP, em dezembro de 2009, em Copenhague (COP 15). Percebe-se que a importância de Poznan foi a confirmação da continuidade das negociações do Mapa de Caminho de Bali até dezembro de 2009.

     
    Leia mais
  • Povos da floresta ganham destaque no Fórum Social na Amazônia
    Maura Campanili

    A importância dos povos indígenas e das populações tradicionais como guardiões das florestas foi um dos destaques do 9º Fórum Social Mundial, realizado entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro em Belém. Com a participação de 130 mil pessoas de 142 países, a edição amazônica do Fórum foi caracterizada também pela presença de 1.300 lideranças indígenas de países amazônicos, africanos e da América Central.

     
    Leia mais

Notas

  • Rumo a um mundo aquecido

    O aquecimento global é o tema do Estado do Mundo 2009, relatório anual publicado pelo Worldwatch Institute.

    Leia mais
  • Sagui-preto mostra importância ambiental de áreas alteradas

    Estudo sobre comportamento do sagui-preto mostra que espécie tem grande capacidade de adaptação e consegue transitar entre áreas de florestas primárias e outras secundárias ou alteradas.

    Leia mais
  • Consenso no governo é fundamental para combate ao desmatamento

    Documento produzido pelo IPAM analisa primeira etapa do Plano de Combate ao Desmatamento e faz recomendações para a sua revisão.

    Leia mais
  • INPE é modelo para monitoramento de REDD

    Representantes de mais de 30 países participaram de um workshop, no INPE, sobre Avaliação de Mudanças de Área Florestal.

    Leia mais
  • Aquecimento global durará pelo menos mil anos

    Estudo liderado mostra que os efeitos do aquecimento global permanecerão, mesmo que todas as emissões cessassem, até pelo menos o ano 3000.

    Leia mais

Expediente

Clima em Revista, n° 10, Fevereiro de 2009

Clima em Revista é uma publicação mensal on-line do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM)

Edição e reportagens: Maura Campanili

Design e Produção: Plano Digital

Apoio: Embaixada do Reino Unido - The David and Lucile Packard Foundation e Fundação Bluemoon.