Clima e Floresta

Home » Edição 22 - 30/06/2010 » 209

Semana do Meio Ambiente traz atividades lúdicas a Santarém

Maura Campanili

Atividade da Semana do Meio Ambiente. (Foto: IPAM)

Entre os dias 1º e 11 de junho, foi realizada a 9ª edição da Semana do Meio Ambiente de Santarém, no Pará, evento anual realizado em parceria pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Preá/Tapajós, Projeto Saúde & Alegria e Sesc. A semana é uma forma de integração entre as 32 instituições governamentais e não-governamentais que compõem o Pólo Regional de Educação Ambiental (Preá/Tapajós), e uma oportunidade de mobilizar, informar e sensibilizar a população local para as questões ambientais através de atividades que valorizam a arte e a cultura locais.

Neste ano, o tema escolhido foi “Amazônia: Vidas Ameaçadas, Um Olhar Ambiental”, para marcar a necessidade de uma discussão sobre os programas e projetos de desenvolvimento para a região do Baixo-Amazonas, promovendo uma reflexão sobre o direcionamento desse desenvolvimento e suas consequências. O tema permeou as oficinas, mostras, palestras e espetáculos da programação, que ocupou a orla de Santarém e o Parque da Cidade.

Entre os eventos, contadores das tradições orais da Amazônia do Projeto Balaio Encantado e um bate-papo com o educador ambiental Edy Lopes, do IPAM, sobre o tema da 9ª Semana do Meio Ambiente. Além disso, Lopes foi o autor do selo comemorativo, laçado pela Agência Nacional dos Correios, que é a marca visual do evento.

A partir do tema “Amazônia, Vidas Ameaçadas”, foi criado um mosaico regional através da simbiose entre o ser humano e a natureza tendo elementos da biodiversidade amazônica, como o índio e o caboclo, no intuito de enfatizar que dentro desse conjunto de ameaças ambientais as populações tradicionais são as primeiras a desaparecerem. O vaso de gargalo, ou o assobio do boto, também foi retratado no selo ambiental 2010, que é uma referência ao 5 de julho, Dia Mundial do meio Ambiente.  

A Tenda Ambiental, no Parque da Cidade, foi palco de atividades físicas e recreações, onde O IPAM esteve presente distribuindo publicações e mostrando suas ações em Santarém e em outros municípios, bem como com exposição de móveis das Oficinas Caboclas do Tapajós. Foram distribuídas cerca de 500 publicações para professores.

As programações lúdicas e interativas fazem parte das ações do Programa de Educação Ambiental do IPAM, que já formou mais de mil professores em 15 anos de atuação no município, envolvendo um público de 10 mil alunos da rede municipal da área rural de rios de Santarém.

Saiba mais sobre a 9ª Semana do Meio Ambiente de Santarém no site especial do evento. http://9semanadomeioambiente.wordpress.com/about/

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. » Conheça as regras para aprovação de comentários no site do IPAM