Podcast

Home » Podcast » As secas e enchentes acontecem todo ano, cada vez piores. O que fazer?

  • Mail
  • Delicious
  • Twitter
  • Google Bookmark
  • Live
  • Facebook
  • A- A+

As secas e enchentes acontecem todo ano, cada vez piores. O que fazer?

08.05.2012 - Boletim Ciência e Meio Ambiente com Osvaldo Stella, Diretor do Programa de Mudanças Climáticas do IPAM.

CBN: Enchentes no Norte e secas no Nordeste: Até que ponto as mudanças climáticas têm influências nesses fenômenos?

OSVALDO STELLA: Existe um grande debate na comunidade científica para tentar prever, analisar e precisar qual a influência da mudança climática nesses fenômenos extremos. Hoje no Brasil, nós temos tanto cheias extremas no Norte como secas extremas no Nordeste. E a conclusão cientificamente mais apurada, é que ainda não existe uma tecnologia robusta o suficiente para determinar exatamente qual é a influência da mudança climática global na ocorrência desses fenômenos.

O que a ciência de mudança climática pode hoje indicar é que esses fenômenos ficam cada vez mais intensos e frequentes, mas separar a influencia do clima local, regional e global na composição desses fenômenos é uma tarefa ainda muito difícil.

Por outro lado, desde a cultura popular até a ciência, sabe-se que nós temos a época da cheia durante esse período no norte e a época da seca durante esse período do ano no Nordeste. E mesmo assim a política pública de apoio dessas comunidades é de sempre lidar com a situação na forma de socorro, e nunca na maneira preventiva. Leia transcrição completa.


Ouça comentário:

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. » Conheça as regras para aprovação de comentários no site do IPAM