Podcast

Home » Podcast » Veto de Dilma ao Código Florestal confunde a opinião pública e joga par...

  • Mail
  • Delicious
  • Twitter
  • Google Bookmark
  • Live
  • Facebook
  • A- A+

Veto de Dilma ao Código Florestal confunde a opinião pública e joga para depois da Rio+20 a decisão final

29.05.2012 - Boletim Ciência e Meio Ambiente com Osvaldo Stella, Diretor do Programa de Mudanças Climáticas do IPAM.

"CBN: Osvaldo, o veto parcial da presidente Dilma  ao texto do código florestal acabou confundido muito o público, né? A  gente não sabe mais o que está valendo e o que não está.

O.S: Exatamente, esse é um processo de três anos, com uma série de idas e vindas, e a gente percebe que mesmo nessa altura do campeonato, todo o processo é feito de uma maneira muito atabalhoada. Nós tivemos já uma errata  da medida provisória, que vai ser publicada hoje (29), corrigindo o texto que foi lançado ontem, e o que a gente percebe, também, é que há mais um esforço para colocar uma “ cortina de fumaça”  na opinião pública nesse período anterior a RIO+20, do que efetivamente resolver um problema que é central na questão ambiental brasileira, que é o código florestal.

Então, existe uma série de questões no texto que vão deixar margem a dúvida, ou a dupla ou tripla interpretação, e os problemas que nós tínhamos antes na questão da insegurança jurídica, a questão da anistia aos desmatadores, aqueles que violaram a lei, tudo isso permanece no texto.

Esse é um resultado que mostra a falta de critério técnico e de aptidão política para conduzir esse processo. "

Leia trancrição completa aqui.

Ouça comentário:

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. » Conheça as regras para aprovação de comentários no site do IPAM