Podcast

Home » Podcast

01-10-2014

Cúpula do Clima avançou pouco em propostas concretas, dizem ativistas

Embora 30% das florestas tropicais do mundo estejam no Brasil, governo não assinou a declaração que prevê redução da metade do desmatamento no Planeta até 2020 e seu fim até 2030. Para os ativistas, o encontro avançou pouco em propostas concretas para combater o aquecimento global. Para repercutir o assunto, o programa “Com a Palavra...”, da Rádio Câmara, entrevistou a diretora de políticas públicas do IPAM, Andrea Azevedo, que acompanhou (...)

12-08-2014

Candidatos à presidência tratam questão ambiental de forma secundária

Estamos em momento de campanha presidencial e mais uma vez a questão ambiental aparece de forma secundária e superficial no discurso dos candidatos. Os discursos são centrados nos problemas econômicos e sociais, deixa a impressão de que estas são questões independentes ao meio ambiente. “Tanto a economia, quanto o bem-estar social estão fortemente vinculados à questão ambiental. O episódio de redução da vazão da hidroelétrica do Rio Jaguar (...)

Ouvir Podcast

07-08-2014

Falta de cuidado com população local é marcante em Altamira (PA)

A presidente Dilma visitou na última terça-feira, 05, as obras da usina de Belo Monte, em Altamira, no Pará, em um momento de agravamento da crise no setor elétrico brasileiro. De acordo com Osvaldo Stella, a crise anunciada foi agravada pela má gestão e falta de planejamento, que também afeta a população local.Osvaldo Stella destacou que a população de Altamira sofre com  a implementação da obra. "Se fosse utilizado um outro nível de plane (...)

Ouvir Podcast

31-07-2014

Poder público brasileiro parte do pressuposto que recursos naturais no Brasil são inesgotáveis

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou que sejam apresentados projetos para a imediata implementação do racionamento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Cantareira. O objetivo é evitar um colapso do manancial que abastece 45% da região. De acordo com Osvaldo Stella, a má gestão dos recursos naturais é geral e histórica no Brasil. “No caso de São Paulo, o cenário vivido hoje é uma consequência de muitos anos gerin (...)

Ouvir Podcast

23-07-2014

Brasil está fora da primeira rodada do Protocolo de Nagoya

O Protocolo de Nagoya, um acordo internacional que regulamenta o acesso aos recursos genéticos e o compartilhamento de benefícios da biodiversidade, foi ratificado por 80 países, terá a primeira rodada de discussões em outubro de 2014. O Brasil, grande construtor desse protocolo e o país com a maior diversidade do planeta, estão fora do debate por não ter ratificado o texto. De acordo com Osvaldo Stella, o texto está parado há mais de um a (...)

Ouvir Podcast

16-07-2014

O efeito 7 a 1

O Brasil tomou uma goleada de 7 a 1 para a Alemanha e isso pode mostrar erros de planejamento e gestão que não ficam apenas na seleção brasileira, mas no país todo, em vários setores, como a política e até questões ambientais. De acordo com Osvaldo Stella, este resultado não reflete algo específico do futebol. “Se analisarmos a escassez de água na região metropolitana de São Paulo, é o 7 a 1 do abastecimento de água, devido a falta de gest (...)

Ouvir Podcast

13-06-2014

China e Estados Unidos têm se mostrado mais flexíveis em relação à redução de emissões de gases

Osvaldo Stella, diretor do Programa Mudanças Climáticas do IPAM, acompanha esta semana uma reunião preparatória para a próxima conferência do clima. O evento acontece até o dia 15 de junho na cidade de Bonn, Alemanha, para debater os aspectos técnicos das decisões que serão politicamente acordadas durante a próxima COP, em Lima, no Peru. “Na semana passada o presidente Barack Obama declarou a intenção de reduzir até 2030 em torno de 30% as (...)

Ouvir Podcast

04-06-2014

Embrapa estuda genoma de espécies florestais do semiárido para tornar culturas mais resistentes

Um grupo de pesquisadores da Embrapa estudam o genoma de espécies florestais do semi-árido para tornar culturas como soja, milho, arroz e feijão mais resistentes aos extremos climáticos. Algumas espécies dessas regiões possui capacidade adaptativa, são tolerantes à escassez hídrica e a temperaturas elevadas. “As florestas brasileiras sempre estiveram no centro do debate sobre a mudança do clima. A redução do desmatamento nas florestas tr (...)

Ouvir Podcast

29-05-2014

O meio ambiente não é um obstáculo para o desenvolvimento

Foram lançados na última terça-feira, 27, os dados que analisam o desmatamento da Mata atlântica entre 2012 e 2013. De acordo com avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPI e da ONG SOS Mata Atlântica, houve o aumento de 9% durante esse período. “Após séculos de ocupação, atualmente restam apenas 12% do total deste bioma que ocupa uma grande que se estende do nordeste ao sul do País”, destacou Osvaldo Stella. Ouça comen (...)

Ouvir Podcast

20-05-2014

Prever eventos climáticos como a chuva de granizo em SP se torna cada vez mais complexo

A chuva de granizo que atingiu a cidade de São Paulo no último domingo, 18, foi imprevisível, principalmente para esta época do ano e, de acordo com Osvaldo Stella, certamente será foco de diversos estudos científicos. Não é possível afirmar, no entanto, se o evento foi ou não decorrente das mudanças climáticas. Osvaldo Stella enfatiza que o evento foi tão atípico que a meteorologia não foi capaz de prever e nem de antecipar a sua intensid (...)

Ouvir Podcast

14-05-2014

Mudanças climáticas já estão afetando a vida dos americanos, diz estudo

Foi lançado nos Estados Unidos um relatório sobre o impacto das mudanças climáticas no País. O relatório foi elaborado pelo comitê executivo nacional para mudanças climáticas e confirma que as mudanças climáticas já estão afetando a vida dos americanos de diversas maneiras. De acordo com Osvaldo Stella, as evidências dos efeitos das mudanças climáticas podem ser observadas tanto nas profundezas dos oceanos quanto no derretimento de gelo da (...)

Ouvir Podcast